About

quarta-feira, 16 de março de 2011
















Aconteceu nesta segunda-feira (14), às 19h, no Auditório do bloco H, a aula inaugural do Cursinho Popular PRÉ-ENEM da UFMS/ CPAN (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus do Pantanal). O curso será oferecido a 80 (oitenta) estudantes oriundos de escolas públicas, de segunda a sexta-feira das 18:30 às 22h com atividades extras aos sábados. Mais de 70 alunos compareceram para participar desta empolgante aula.

O principal objetivo desse projeto é possibilitar um ensino de qualidade e gratuito a esses jovens interessados em ingressar em uma profissão.


Antes da aula inaugural proferida pelo Professor Renner Fernando, a coordenação apresentou a estrutura administrativa e o corpo de docentes que fará parte de mais um Cursinho Popupar "Conexões de Saberes".
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 20:08 Comentarios
Leia Mais..
PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES: diálogo entre a Universidade e as Comunidades Populares divulga a 1ª lista de alunos selecionados para participarem no Cursinho Popular PRÉ-ENEM "Conexões de Saberes". No total são 80 (OITENTA) alunos que participarão do projeto de extenão, neste ano de 2011, na UFMS/CPAN.

A aula inaugural dia 14 de março, às 19 horas, na sala, 108 bloco H.


SEJAM TODOS BEM VINDOS!

ADMAR GARCIA DA SILVA
ADRIANNY MONTENEGRO FARDIN
ADRIELLE JOANA LEITE ATAGIBA
ANA CAROLINA ARCE BATISTA
ANA CLAUDIA DE PAULA GOMES
ANA JAINARA DE SOUZA RODRIGUES
ANDERSON DE SOUZA CARVALHO
ANNE KAROLINE OLIVEIRA RODRIGUES
ARIELE DE SOUZA ALEMAR
ASSIS DOS SANTOS CRUZ
CAMILA SANABRE DE MORAES
CARLOS MAURICIO COSTA DOS SANTOS
CARLOS WAGNER VASCONCELOS BATISTA
CAROLINE GIL DA COSTA
CELSO JORGE SANTIAGO TORRES FILHO
CHRISLAYNE SILVA DA SILVA
CINTHIA GUTIERREZ GUARACHI
CLAUDIA DOS SANOS GALEANO
CLAUDIA VARGAS VICTORIO
CLEBERSON DA COSTA BRAGA
CLELIO JUNIOR DA SILVA PEÑAZ MIZAEL
CLEVER DE MORAES SURUBI
DARIUZA DE LIMA GOMES
DAVID RODEMBERG OLIVEIRA
DOMINGO FIGUEIREDO RAMIREZ
EDILSON ANGELO DE ARAUJO
EDISON MONTENEGRO ALONSO
ELAINE DE SOUZA CAFARO
ELUAN GABRIEL MAGALHÃES FERNANDO
FATIMA CLARO DE LARA
GERALDO FERNANDES LEITE JUNIOR
GIANE APARECIDA CLARO DOS SANTOS
GISELE ARAUJO CORVALAN
GLAUCIA JANAINA DE SOUZA SIGARINI
GRAZIELY DA COSTA BENITES
GREYCIANE CRISTINA DE ARRUDA
HENRIQUE EVANDRO P. DO NASCIMENTO
HERIVELTON CARVALHO FRANÇA DA SILVA
ÍTALO FERNANDEZ DA SILVA
JESSE FELICIANO CHOMA DA SILVA
JORGE DOMINGOS FRIAS PARADA
JUCILENE ESCOBAR RAMÃO
JULIANE MORAES GONZAGA
KARINNE PINHEIRO SALLES BARBOSA
LARRY ENDERSON SOARES CANDIA
LAURA ALMEIDA RAMIREZ
LAURA HELENA CAMPOS
LEANDRO DA SILVA SOUZA
LEANDRO SANTOS DA CONCEIÇÃO
LETICIA ARIAS PEREIRA NECO
LETICIA LAURA MARQUES F. SANT´ANNA
LILIANE HOFFMAN NAVARROS
LILLIANE MORAES GONZAGA
LUCIANO DA SILVA CAFFARO
LUIS ESTEVAN DOS SANTOS RODRIGUES
LUIZ MARCIO MONGELO GOMES
LUIZ MAURICIO SAMANIEGO ALVES
LYDIANE MAYRA SOARES
MARCELO ALMIRES GALHARTE
MARIA AUXILIADORA FIGUEIREDO DUARTE
MARY LENY COPA VILLCA JARD
MIGUEL ÂNGELO LIMA ZUBIETA
NELY TEREZINHA CORBALAN
PAULO CICERO DA SILVA
RAFAEL COSME CRUZ GIMENEZ
RAPHAEL FRANCISCO PEDREIRA PAIVA
REGIANE SOARES FREIRE
REGINALDO DE SOUZA LEAL
RENNAN ANDRADE DOS SANTOS
RHAISA PEREIRA DE MORAIS
ROBSON THOMAZ SILVA DE ARAUJO
ROSENI OLIVEIRA CARVALHO
SAMUEL NUNES ANCINA
SEBASTIÃO RIBEIRO GOMES
SORAIA CARLA SILVA DO NASCIMENTO
STELLA GONÇALVES DE SOUZA
SUELLEEN MENDES GOES
THIAGO LACERDA DA ROCHA
WESLLEY DOS SANTOS GUIMARÃES
YURI PEDROSO DAS NEVES


Os candidatos a vaga no Cursinho que não estiver na lista devem aguardar, pois estaremos entrando em contato.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 12:48 Comentarios
Leia Mais..
Na abertura do IV Seminário Local dos Estudantes Universitários de Origem Popular na UFMS, no Centro de Convenções, na tarde da quarta-feira, 25 de agosto, Prefeitura de Corumbá e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul formalizaram acordo, onde o Município irá auxiliar na manutenção do cursinho vestibular do programa Conexões do Saberes.

O principal objetivo do acordo é possibilitar que uma maior quantidade de pessoas de origem popular possa participar de capacitação para ingresso em um curso superior. A Prefeitura assumiu o compromisso de oferecer estrutura com coordenadores, ampliando o alcance de vagas. Colocaremos à disposição do programa o mapeamento municipal desse público de difícil acesso. Assim poderemos oferecer uma vaga a essas pessoas que necessitam, explicou ao Diário o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que formalizou o protocolo de intenções com a UFMS.

O Programa Conexões de Saberes visa garantir o ingresso e a permanência de acadêmicos de origem popular na Universidade Federal. Para aqueles que visam ingressar em uma Instituição Federal, o Programa oferece o Cursinho Preparatório “Conexões de Saberes” e para os acadêmicos, são oferecidos diversos recursos, auxiliando-os com bolsas de estudo e diversas atividades que estimulam a capacitação acadêmica.

Esse acordo entre a UFMS e a Prefeitura vem coroar esse trabalho, aumentando a quantidade de pessoas assistidas com a oportunidade de se capacitarem para uma disputada vaga no Ensino Superior e realização de um sonho para muitos.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 11:42 Comentarios
Leia Mais..

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTÃO ABERTAS AS NOVAS INSCRIÇÕES PARA O CURSINHO POPULAR PRÉ-ENEM "CONEXÕES DE SABERES"

As inscrições do Pré-ENEM abriram-se nesta segunda-feira (21/02) e seguem até o dia 04/03 das 8:30 às 12h, na sala do Conexões de Saberes - Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares, situada ao lado do CREIA na UFMS.

Cópias dos documentos necessários para a inscrição:

RG
CPF
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÕ ESCOLAR (para quem estiver concluindo o ensino médio).


A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 10 de março a parir das 9h pelo telefone 3234-6880 ou pelo blog do Cursinho www.cursinhoconexoescrba.blogspot.com ou ainda na sala do Conexões de Saberes na UFMS.



As aulas terão início no dia 14 de março a partir das 19h na UFMS


OBS.: O CURSO É GRATUITO!



PARA MAIS INFORMAÇÕES PROCURE-NOS: 3234-6880
FUNCIONAMENTO DAS 8H ÀS 12H (JUSSARA)

Atenciosamente,
a coordenação
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 12:07 Comentarios
Leia Mais..

quarta-feira, 25 de agosto de 2010
















CONVITE!
CAROS ALUNOS E COMUNIDADE EM GERAL,

Temos a grata satisfação de convidá-los para o “IV Seminário Local dos Estudantes Universitários de Origem popular da UFMS” que o Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares realizará, no dia 25 de agosto, no horário das 13h às 17h, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

Nessa oportunidade contaremos com a presença da Profª. Drª. Nadir Zago que abordará sobre As Trajetórias escolares e a problemática do acesso e da permanência no Ensino Superior.

Contamos com a sua participação e desde já antecipamos nossos agradecimentos.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 10:47 Comentarios
Leia Mais..

quarta-feira, 23 de junho de 2010


Pessoas que queiram cursar a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) devem se inscrever de 21 de junho a 9 de julho de 2010, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, pois além dos cursos já oferecidos, a Universidade planeja abrir novos cursos em várias áreas do conhecimento, na Capital e no interior do Estado. Em Campo Grande, por exemplo, a previsão é ampliar, aproximadamente, 200 novas vagas na área das Engenharias, afirma.

A ampliação de novos cursos tem sido feita por meio de um planejamento articulado que busca contemplar as expectativas e necessidades da comunidade regional e contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, várias ações foram implementadas como uma pesquisa junto aos alunos do Ensino Médio na capital e no interior do Estado, para verificar a demanda regional para implantação de novos cursos, com apoio da Secretaria Estadual de Educação.

A UFMS é uma universidade multicampi, instalada na Capital, Campo Grande, e em 10 Campus no interior do Estado (Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas). Atualmente, oferece mais de 100 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, tais como Saúde, Exatas, Humanas, Biológicas, Engenharias e Tecnologias. A maior Universidade pública de Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente 13 mil alunos matriculados nos cursos de graduação presencial. No ano de 2010 estão sendo ofertadas 4.420 vagas para ingresso.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 10:08 Comentarios
Leia Mais..
Em 2010 a UFMS aderiu integralmente à proposta de democratização da educação institucionalizada pelo MEC, suspendendo os vestibulares de Inverno e de Verão. As vagas para os cursos de graduação serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISu) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente o sistema é utilizado para ingresso em diversas universidades públicas do país.

No dia 17 de junho o MEC divulgou o resultado da primeira chamada do SISu, com um total de 231.931 candidatos inscritos. Participam do processo de seleção para as vagas do segundo semestre 35 instituições de ensino superior, sendo 15 universidades federais, duas universidades estaduais, 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um centro federal de educação tecnológica (Cefet).

Para a UFMS, em primeira etapa, foram totalizadas 10.198 inscrições para 981 vagas. As matrículas devem ser feitas nas secretarias acadêmicas dos Câmpus/Centros em que são oferecidos os cursos, entre os dias 23 e 24 de junho.

FONTE: http://www-nt.ufms.br
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 09:42 Comentarios
Leia Mais..

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 irá acontecer após as eleições, nos dias 6 e 7 de novembro deste ano, segundo informações do Minsitro da Educação, Fernado Haddad.

O Ministro informou que apenas precisa confirmar com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e verificar a possibilidade de mudança da data da prova do Enad (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que a princípio estava marcada para acontecer no dia 7 de novembro.

Segundo Haddad o período de inscrições para o Enem 2010 deverá iniciar em junho ou julho e o resultado final deverá ser divulgado em janeiro de 2011.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 11:33 Comentarios
Leia Mais..
O Conselho Universitário da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (COUN) decidiu hoje que o ingresso de novos acadêmicos na Instituição será feito utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), nos processos seletivos de Inverno e de Verão. Este sistema é utilizado para ingresso em diversas universidades públicas do País.

A partir deste ano ficam suspensos os vestibulares de Inverno e de Verão. Convém ressaltar que o processo seletivo de Inverno utilizando o SiSU é para cursos que se iniciam no segundo semestre de 2010. Para os cursos que têm início em 2011 será utilizado o Enem previsto para ocorrer em novembro de 2010.

As inscrições ao ENEM serão feitas exclusivamente pela Internet por meio do endereço eletrônico - http://www.enem.inep.gov.br.

A Reitora da UFMS, professora Célia Maria da Silva Oliveira, explica que a adoção do Enem é positiva. A Universidade adere à proposta de democratização do MEC integralmente já a partir de 2010. Acreditamos que a avaliação privilegiará a interdisciplinaridade.

No vestibular de verão para ingresso em 2010, a universidade adotou o Enem apenas ucomo primeira fase.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 10:25 Comentarios
Leia Mais..

segunda-feira, 17 de maio de 2010













Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia,, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.
Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar um com o outro.
Existem diversos meios de comunicação como, por exemplo, o telefone, a televisão, o rádio e o jornal. A Internet também nos possibilita comunicar-nos através de vários meios, como o chat, o blog e o fotolog. É graças ao avanço da tecnologia nos comunicamos com pessoas em maiores distâncias e menor espaço de tempo. Cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro.

No dia 05 de maio foi comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

Nos órgãos do poder executivo do governo brasileiro, existe um ministério responsável por essa área, o Ministério das Comunicações. Os principais objetivos são: “proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando a redução das desigualdades sociais e regionais, o desenvolvimento industrial-tecnológico competitivo, a expansão do mercado de consumo de massa e a gestão sustentada do meio ambiente.”.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 11:47 1 Comentario
Leia Mais..

# Compartilhe