About

sexta-feira, 27 de março de 2009

Ela se chama...Superação

Estudante, líder popular, conselheira tutelar, esposa e mãe. Resumidamente, essa é Jandira Ribeiro de Paula da Silva, uma moradora do Jardim Russo, região de Perus, em São Paulo.Com 56 anos, mãe de 3 filhos e casada há 30 anos, ela resolveu se dedicar aos estudos e está cursando o primeiro ano de Filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.
Com pique total, durante o dia, trabalha no Conselho Tutelar da região de Perus e, ainda, é membro da Equipe Executiva do Fórum de Desenvolvimento Local Perus/Anhangüera do Programa São Paulo.Quando tinha 13 anos de idade, Jandira se mudou com a família da cidade de Ocauçu, interior de São Paulo, para Rondon, no Paraná.
Os pais foram trabalhar na roça e ela não conseguiu dar continuidade aos estudos.Cursar uma universidade passou a ser meta na vida dela aos 42 anos. "Estudei somente até a 4ª série e ajudava minha filha com as tarefas escolares. Depois de um tempo não conseguia mais acompanhá-la e isso me estimulou a voltar aos estudos. Comecei, então, a freqüentar um curso supletivo", explica.
Depois de 30 anos sem estudar, Jandira concluiu o curso supletivo, fez o curso de Educador Popular na PUC-SP, participou de grupos de estudo e, em 1994, prestou vestibular para Filosofia, na USP (Universidade de São Paulo). "Prestei o vestibular, mas não consegui entrar por pouquíssimos pontos", lamenta.Não desistindo do objetivo, depois de mais 10 anos, tentou novamente e, agora, como universitária na PUC-SP, está gostando muito da experiência."Agora vou lutar para conseguir uma bolsa de estudos", diz ela.
Quando voltou do Paraná para São Paulo, em 1976, sentiu dificuldades e preconceitos em relação a sua condição de migrante. Não se abatendo com a situação, resolveu superar as circunstâncias trabalhando para que as pessoas naquelas mesmas condições não recebessem o mesmo tipo de tratamento. Para isso, prestou auxílio às famílias que vinham de outras localidades com orientação e apoio na Comunidade João XXIII, em Perus.Também em Perus, Jandira é membro da Equipe Executiva do Fórum de Desenvolvimento Local.
Lá, ela participa das discussões de temas e propostas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. "Para mim, a criação do Fórum foi fundamental para que os grupos da comunidade se aglutinassem e buscassem trabalhar em conjunto para um bem comum", fala Jandira.
No Conselho Tutelar, ela, que acompanhou a construção do Estatuto da Criança e do Adolescente, dá estímulo, dedicação, encaminhamento, orientação e representação às questões relacionadas à infância.Jandira aposta no potencial transformador das pessoas e acredita que, somando forças, mudanças para uma sociedade mais justa são possíveis.Para ela, ser líder não é puxar tudo sozinho.
É, sim, trabalhar em equipe e fazer com que as pessoas percebam a sua capacidade e poder de construção. "Não acredito nos líderes que se destacam e vão embora. Os verdadeiros líderes caminham juntos com as pessoas ao seu redor. Se for preciso dar um passo para trás e esperar o companheiro, dá e, assim, caminham juntos", finaliza.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 13:49 1 Comentario

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa do Blog!!

    Jah coloquei vocês como parceiro no feop.blogspot.com

    Se puderam fazer será bem interessante para divulgarmos nossas ações.

    Abraços, danilo UFS, Fneop
    E-mail: danilokamarov@gmail.com
    Msn: danilokamarov@hotmail.com

    ResponderExcluir

# Compartilhe