About

terça-feira, 4 de setembro de 2012



Setembro 2012

A Fundação Barbosa Rodrigues por meio do Museu de História do Pantanal/ MUHPAN desenvolve atividades especiais neste mês de setembro em comemoração aos aniversários das cidades de Ladário (02) e Corumbá (21). A Ação Educativa do MUHPAN trabalha em prol da comunidade local, desenvolvendo atividades gratuitas para toda a população.

• Domingo Animado no MUHPAN

Resumo da Atividade: Em comemoração aos aniversários das cidades de Corumbá e Ladário, abre suas portas nos domingos do mês de setembro, para dessa forma possibilitar que todos possam participar de um dia de lazer e cultura com dinâmicas, jogos, contação de histórias, apresentações teatrais e exibição de filmes.

Data: Todos os domingos de Setembro

Local: Museu de História do Pantanal


• Visita Orientada com interprete de Libras e Teatro de Sombras

Resumo da Atividade: Como uma alternativa de democratizar o acesso aos surdos, o Museu de História do Pantanal estará oferecendo visitas guiadas pelo circuito expositivo com interpretes de libras, além de apresentação de teatro utilizando a língua de sinais. Somente com pré-agendamento.


Data: 04.09.2012 à 28.09.2012

Horário: 13h às 15h ou 14h às 16h.

Local: Museu de História do Pantanal/MUHPAN

• Museaulas História de Corumbá e Ladário
Resumo da Atividade: As “museaulas” são temas referentes à história do pantanal que no circuito expositivo não são abordadas de forma aprofundada. Assim, os mediadores do Muhpan, após estudos e pesquisas abordam o tema detalhando aspectos mais significativos e procuram integrar ao conteúdo alguma dinâmica para fixar o aprendizado de forma lúdica. O objetivo é instigar a pesquisar mais sobre o assunto, procurando outras versões para o fato. As museaulas são oferecidas sempre para grupos escolares e instituições sociais. O Professor interessado terá que escolher um dos temas oferecidos.


 As origens de Corumbá e Ladário: Esta museaula abordará sobre o início do povoamento de Corumbá e Ladário, que inicialmente eram simples destacamento militar e lentamente transformou-se em povoado. A museaula buscará entender as estratégias de ação utilizada pelos Portugueses para povoar a região.

 O Desenvolvimento econômico de Corumbá e Ladário: O aluno aprenderá sobre os meios de transporte que desenvolveram a cidade de Corumbá e Ladário. Qual a importância dessas cidades de interior para o restante do país, e o que motivou uma cidade de interior ter um dos maiores porto da América Latina de importação e exportação.


 A influência dos imigrantes nas práticas culturais de Corumbá e Ladário: Com a vinda de imigrantes de vários países, os hábitos culturais das cidades foram sofrendo influência e hoje percebemos a “multicultura” presente na nossa cidade, no casario do Porto, na alimentação, na vestimenta, na linguagem entre outros.


 Corumbá e Ladário em meio a Guerra do Paraguai: Corumbá e Ladário foram palco da guerra do Paraguai, suas marcas estão presentes dentro das cidades. Esta museaula aborda sobre as causas e conseqüências promovidos pela guerra da Tríplice Aliança na região pantaneira.

Data: 04.09.2012 à 28.09.2012

Horário: 13h às 15h ou 14h às 16h.

Local: Museu de História do Pantanal/MUHPAN




• Visita Noturna pela História do Pantanal

Resumo da Atividade: A ação educativa do Museu de História do Pantanal/ MUHPAN, abre suas portas no período noturno a fim de possibilitar que trabalhadores e estudantes possam conhecer a História do Pantanal e participar de dinâmicas em um horário alternativo.



Data: 20.09.2012

Horário: 17h30min. às 21h

Local: Museu de História do Pantanal/MUHPAN

Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 16:54 Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhe