About

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Trabalho apresentado Adriane Vargas Barbosa (bolsista do Grupo PET/Conexões) no V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho de 02 a 05 de maio de 2012 na UERJ.




Autor(es): BARBOSA, A.V; FIGUEIREDO, V.C.N;


Introdução: Visando atender uma parcela da população de trabalhadores que não tem acesso à educação e profissionalização de qualidade, teve inicio na UFMS, Campus do Pantanal, o Programa Conexões de Saberes, que tem como objetivo a fomentação de ações afirmativas, visando o acesso e a permanência de jovens de camadas populares que buscam uma melhor qualificação e empregabilidade ao cursar um ensino superior.

Objetivo: o objetivo desta pesquisa foi verificar a efetividade do cursinho pré-vestibular como uma ação afirmativa junto aos alunos que freqüentaram o cursinho pré-vestibular no ano de 2009, na cidade Corumbá/MS. Método: foi realizado um levantamento de dados por bolsistas do PET/Conexões de Saberes, sobre o ingresso e permanência dos acadêmicos que participaram do cursinho e que ingressaram em cursos superiores da UFMS/CPAN no ano de 2010.

Resultados: Dos 251 alunos que ingressaram no cursinho em 2009, 141 tiveram aprovação nos cursos de graduação, sendo a maior parte do sexo feminino entre 18 e 25 anos, e com renda familiar menor ou até um salário mínimo. Dos que conseguiram entrar na universidade, 60% foram aprovados no curso que haviam optado já no ato da inscrição para o cursinho e 40% tiveram aprovação em cursos diferentes dos optados.

Discussão: o ingresso na universidade para este público é visto como uma possibilidade de alcançar o sucesso no mundo de trabalho e possível ascensão social (Noronha & Ottati, 2010). Por ser um grupo vulnerável, o início no trabalho dá-se cedo e muitas vezes realizam um trabalho precarizado (Pochmam, 2007) devido à falta de qualificação. Entretanto estes sujeitos ao ingressarem na faculdade antes de ser estudante, são trabalhadores. Neste sentido torna-se necessário promover ações afirmativas que garantam a permanência no ensino superior (Zago, 2005). O PET/Conexões de Saberes por meio da oferta de bolsas aos acadêmicos oriundos de camadas populares proporciona uma melhor qualificação na futura área de atuação profissional, através da prática de atividades vinculada ao ensino, pesquisa e extensão dando maior possibilidade de entrada digna destes jovens no mundo do trabalho.

Conclusão: ainda que na UFMS/CPAN existam políticas públicas de ingresso e permanência de alunos de baixa renda nas universidades, estas ações têm se constituído em um desafio e um compromisso social já que não atende a todos, demonstrando ser necessária a promoção de mais ações afirmativas voltadas para a qualificação dos acadêmicos de camadas populares.



Palavras-chave: ações afirmativas; qualificação; PET/Conexões

Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 16:19 Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhe