About

terça-feira, 2 de agosto de 2011



CURSINHO PRÉ-ENEM PET/ CONEXÕES REALIZA PALESTRA SOBRE DIABETES MELLITUS
Foi realizada uma palestra aos familiares e alunos do Cursinho Pré-Enem “Conexões de Saberes” da UFMS/ CPAN em parceria com a Prefeitura de Corumbá com o tema: Psicologia e Diabetes, cujo palestrante foi o Psicologo e Diretor do Campus do Pantanal Wilson Ferreira de Melo, no dia 22 de julho, no Auditório do Bloco-H da própria Instituição.

No primeiro momento o palestrante apontou ser o diabetes mellitus uma doença caracterizada por um aumento do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Durante a palestra foi destacada a importância de um trabalho de orientação e educação aos diabéticos, devido o número significante de pessoas com esta doença ter pouca informação sobre o assunto.
Foi enfatizado também que apesar da doença ser bastante comum no mundo, atingindo cerca de 7% da população adulta acima de 30 anos de idade, estima-se que aproximadadente 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico.
O palestrante fez uma amostra do importante trabalho realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) que tem alentado as autoridades governamentais sobre a assistência ao paciente diabético no Brasil, em grandes e pequenos municípios, que nunca receberam informações adequadas sobre o assunto e que não pensavam em incluir a assistência ao passiente diabético em sua prioridade.
No encerramento comentou sobre a importância da educação. “Por ser uma doença crônica que trás complicações e possíveis consequencias catastróficas. A educação como modalidade terapêutica pode ser concebida como um processo ensino/aprendizagem com habilidades e atitudes ligadas ao controle do diabetes”.
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 22:29 Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhe