About

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A letra na Redação

O texto claro é um diferencial para o estudante no vestibular. Além do encadeamento de ideias, preste atenção às letras.

* Escreva um texto de cinco linhas e peça para um colega ler. Se ele não entender, observe quais letras são problemáticas e tente refazê-las.

* Sente-se reto, com os dois pés apoiados no chão e levemente afastados um do outro. Não se dobre sobre o papel, porque isso dificulta a respiração e pode causar tontura ao fim da prova.

* Incline o papel em relação ao corpo no momento de escrever. Esse movimento é natural.

* Pegue a caneta corretamente, segurando-a com o indicador e o polegar e apoiando-a no vão entre esses dedos. O mindinho e o anelar devem se apoiar na mesa. Isso facilita o deslize na escrita e não sobrecarrega o braço.

* Nunca dobre o punho para escrever e não use a força. Uma grafia com muita pressão pode causar desgaste na mão e braço, além de provocar calos.

* As letras minúsculas não devem ter a mesma dimensão das maiúsculas. Nas letras altas manuscritas, como o ‘t’ e o ‘l’, o traço deve ser longo. Em ‘p’ e ‘q’, por exemplo, o traço deve ficar próximo à linha inferior do papel.

(Fontes: Paulo Sérgio de Camargo, autor do livro "Como ter uma escrita legível, inclusive no vestibular", que será lançado no segundo semestre deste ano pela Editora Ágora. Inês de Castro Nowacki Gomes, professora de caligrafia artística e historiadora da arte.)

Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 14:57 Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhe