About

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Esportes Aquáticos Olímpicos

Natação: Uma das provas olímpicas de maior tradição, a natação é realizada em quatro estilos diferentes como o crawl (ou livre), costas, peito e borboleta, em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1.500m, dependendo de cada tipo de prova.



Nado Sincronizado: Este esporte é praticado excepcionalmente por mulheres e apresenta uma mistura de natação, ginástica e dança, com movimentos sob e sobre a água. É dividido em duas modalidades: dupla e grupo. São apresentadas coreografias com movimentos relacionados a uma música, onde as nadadoras devem apresentar o máximo de sincronismo, criatividade e flexibilidade.



Saltos ornamentais: Pode ser praticado por homens e mulheres, os quais saltam de uma plataforma ou trampolim realizando acrobacias que podem ser analisados com ou sem grau de dificuldade. Também pode haver salto sincronizado nessa modalidade, onde os dois atletas fazem o mesmo salto no tempo sincronizado.



Canoagem: São disputadas competições de slalom (velejo com obstáculos) e velocidade. Ambas utilizam dois tipos de embarcações, as canoas e os caiaques, e possuem provas masculinas e femininas. O percurso varia de 500 a 1000 metros, dependendo da modalidade.



Pólo Aquático: Esporte coletivo, parecido como um handebol, porém praticado na água. É formado por sete titulares e seis reservas, onde a bola deve ser conduzida por apenas uma das mãos ou braços, sendo somente permitido ao goleiro, segurar a bola com as duas mãos. Pode ser praticado por homens e mulheres.



Maratona Aquática: É uma competição de longa distância disputada em lago, rio ou mar. O estilo nadado é o crawl. A distância percorrida pelos nadadores geralmente é entre 5 km, 10 km e 25 km. Os atletas podem ingerir líquidos e alimentos nesse tipo de competição.



Windsurf: O windsurf possui diversas modalidades, as quais possuem específicos equipamentos desenvolvidos para determinadas finalidades. As classes que existem hoje são: Aloha, Mistral, Raceboard, Fórmula Windsurfing, Funboard, Windsurfer e Open. É praticado com uma prancha semelhante à de surf, que traz inserida uma vela de comprimentro entre 2 e 5 metros de altura.O objetivo manter a prancha planada sobre a água utilizando a força do vento.




O ESPORTE PROMOVE O SER HUMANO. LEIA MAIS
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 13:03 Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhe