About

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reportagem sobre tecnologia nas escolas



O QUE PENSAR SOBRE O ASSUNTO...?




A importância da tecnologia na educação


Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 18:56 Comentarios
Leia Mais..

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Faça o download do Manual de Redação 2012 . Aqui


Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 21:43 Comentarios
Leia Mais..


22 de agosto de 2012
Comentar Diogo Alcântara

Direto de Brasília

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, sugeriu nesta quarta-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado para fins pedagógicos ao final do primeiro ano do ensino médio. Hoje, o teste, usado para assegurar acesso equitativo à universidade, só pode ser aplicado para candidatos a partir do terceiro ano.

 
"Enem que não vale nota, mas que depois a escola recebe informações sobre o desempenho do estudante que possam induzir políticas de melhora", disse Costa. O formato da prova seria o mesmo, mas não valeria nota.

Pela proposta, o desempenho dos alunos serviria como um termômetro e indicador para apontar as principais deficiências da escola em tempo hábil para que os estudantes se preparassem para o Enem que vale nota, no fim do terceiro ano.

Não há decisão tomada. O assunto está sendo discutido no Inep e no Ministério da Educação.



FONTE: http://noticias.terra.com.br/


Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 21:35 Comentarios
Leia Mais..

sexta-feira, 24 de agosto de 2012




AMAZÔNIA AZUL: a fronteira


brasileira no mar
 
ASSISTA O VÍDEO SOBRE O ASSUNTO AQUI




Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 18:26 Comentarios
Leia Mais..


Como será feita a correção da redação do Enem 2012???

Passo 1 O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos.

Passo 2 O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas.

Desempate Caso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos.

Passo 3 O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem.

Desempate Caso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada.

Passo 4 Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.





Competências avaliadas no texto

Número 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Número 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Número 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Número 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Número 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.



As razões da nota zero

Razão 1 Não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual".

Razão 2 Deixar a folha de redação em branco.

Razão 3 Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas.

Razão 4 Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação.

Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 18:01 Comentarios
Leia Mais..
Confira os temas que já apareceram na redação do Enem


Ano   Temática da Redação

2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado



2010 O trabalho na construção da dignidade humana

2009 O indivíduo frente à ética nacional

2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2007 O desafio de se conviver com as diferenças

2006 O poder de transformação da leitura

2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira

2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

1999 Cidadania e participação social

1998 Viver e aprender

FONTE: http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 17:57 Comentarios
Leia Mais..
Leia O CASO DO "É QUE EU NÃO CONSEGUI DECORAR" e se divirta em mais um causo ocorrido entre as montanhas e o ambiente das Varas trabalhistas de Minas Gerais


O Caso do "É Que Eu Não Consegui Decorar"


Pressionado pelo juiz que queria saber algo da maior importância para o deslinde daquele processo e diante de uma série de perguntas feitas pelo meritíssimo, o Zé Alfredo – a única testemunha trazida por mim - vai e me solta um cruzado de esquerda diretamente no meu queixo:

- É que eu não consegui decorar, Doutor?

- Decorar? Mas como assim? – começa interpelando o juiz e olhando de cara feia na minha direção.

Que eu tinha a consciência tranquila em relação a instrução da testemunha, lá isso eu até que tinha. Desde que me formei e comecei a advogar, jamais me ocorrera instruir qualquer de minhas testemunhas. E com aquela em questão fora a mesma coisa. Prefiro perder uma causa, mas se existe coisa que não faço é instruir as testemunhas.

Numa hora dessas, porém, fica difícil provar qualquer coisa pro juiz, quaisquer espécies de coisas e ainda mais essa espécie de coisa.

- Não, não é decorar que eu quis dizer, seu juiz... é... Como é que é mesmo, doutor - disse o Zé Alfredo olhando agora na minha direção, como a me pedir ajuda ou algum tipo de colaboração. Logo pra mim que já estava me sentindo tão embaraçado.

Dei de ombros mentalmente e permaneci incólume, calado e quietinho no meu canto, aguardando aonde aquilo iria parar.

- O senhor está me dizendo que “decorou” as coisas que iria me falar – insistia o juiz - É isso mesmo? E quem lhe passou essa decoreba? Quem lhe passou, me diga?

- Não, não é “decorar” que eu quis dizer... É que em verdade eu me esqueci da palavra certa que deveria dizer e foi essa que me veio agora na cabeça.

- Ah, o senhor se esqueceu do que lhe disseram pra dizer, não é mesmo...?

- Não, seu juiz... Eu me esqueci... ah, acabei de me lembrar: é que eu não consigo me “lembrar” do que aconteceu e por isso não sei o que responder. Essas são as palavras certas que eu quis dizer naquela hora: “me lembrar”.

Não sei se o juiz acreditou na testemunha ou não. Vou aguardar ansiosamente o resultado da sentença para ver o resultado.

No entanto - e sinceramente - espero pelo pior nesse caso. Mas acho que o pior mesmo fora certa impressão com que eu saíra daquela sala de audiências. Me ficara a triste sensação de que na opinião daquele juiz eu sequer tivera a competência e a habilidade de fazer com que a minha testemunha decorasse de maneira correta as respostas que deveria dar.



Luís Antônio Matias Soares

Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 17:50 1 Comentario
Leia Mais..
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 17:41 Comentarios
Leia Mais..

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Efeitos do álcool sobre o organismo

O fígado aumenta de volume. Os resíduos do álcool destroem as células do fígado provocando um inflamação. Essa inflamação é muito grave. Os olhos da pessoa ficam de cor amarelada, ela pode entrar em coma e morrer. A destruição das células também pode levar a uma lesão no fígado chamada cirrose hepática. Esta é uma doença grave e incurável.



No aparelho digestivo o álcool provoca gastrite, úlcera, diabete e contribui para o aparecimento de câncer da língua, da faringe, do esôfago, do estômago e do intestino.



Em algumas pessoas o álcool provoca obesidade porque contém muitas calorias. Em outras pessoas o álcool produz magreza e fraqueza, porque faz perder o apetite e torna a digestão difícil.



O alcoólatra sofre freqüentemente de pressão alta. Pode ter arteriosclerose, que leva ao derrame ou ao infarte.



O alcoólatra é menos resistente a infecções e envelhece antes do tempo.



O alcoólatra é uma vítima fácil de broncopneumonia, tuberculose pulmonar e câncer da faringe.



O alcoólatra sente formigamento. Câimbras e dores violentas nas pernas, á noite. Suas mãos começam a tremer. A vista fica fraca.



O álcool pode provocar anemia.



O álcool pode provocar gota e reumatismo.



O álcool, com o tempo, leva à impotência (5 a 25 anos).



O cérebro da pessoa fica dependente do álcool. O álcool provoca dependência física com sintomas mais graves do que muitas drogas. Bebida durante a gravidez é uma das causas de defeito físico e retardo na criança.



Na realidade todos os órgãos são atingidos pela bebida.









Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/alcoolismo.html
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 22:35 Comentarios
Leia Mais..





Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 22:22 Comentarios
Leia Mais..
O Que é a Reforma Ortográfica?

Bom, a Reforma Ortográfica é um acordo internacional feito pelos países que falam a língua portuguesa para unificar a forma da escrita nestes países. São estes os países: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.


O Que Muda com a Reforma Ortográfica?

O que irá mudar com a Reforma Ortográfica seram algumas regras aplicadas a escrita, apenas a escrita terá mudança e nada [lógico] na forma de falar. Então para ficar mais fácil o entendimento para você, fiz uma pequena lista com as principais mudanças, confira:

- As letras k, w, y entram de vez no alfabeto, este que passa agora a ter 26 letras.

- O trema desaparece nas palavras em português, mas palavras estrangeiras sua utilização continua, por exemplo: Müller, Hübner. Então quer dizer que você agora pode escrever sussegado liguiça desta forma que não estará errado, esqueça o lingüiça, mas como eu citei acima é apenas a forma da escrita, não vá sair por ai falando lin-GUI-ça com som de GUI de Guilherme por exemplo, se não estará falando errado e correrá o risco de alguém ainda por cim rir de você hein.. rsrs

- O acento agudo some de ditongos abertos "ei" e "oi", como: idéia, heróico. Agora é ideia, heroico!


- O acento circunflexo também desaparece nos casos de palavras com o duplo "o" e duplo "e", como em vôo que se torna voo e crêem que se torna creem.

- O hífen terá sua regra de uso bastante modificada também, ela deixará de ser aplicadas em algumas palavras como anti-religioso, que passa a ser antirreligoso dobrando a letra "r" e algumas outras mudanças em outras palavras.


DESAFIO PRA VOCÊ...

Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.

VAMOS JOGAR???  

CLICK NA PALAVRA GAME



GAME 







Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 22:02 Comentarios
Leia Mais..

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Há cinco dicas importantes para que o estudante chegue em novembro preparado e, consequentemente, vá bem no Enem:



- Motivação: o estudante deve estar motivado para se aprimorar, estudar e ler muito jornal para estar antenado;


- Objetivos claros: antes dos estudos, o jovem também precisa deixar bem claro os motivos pelos quais está fazendo o teste – se ele quer usar o Enem para entrar em uma universidade, se é apenas um treino para os vestibulares, entre outros.


- Estratégias de estudo: o ideal é que ele procure saber o que é mais relevante na nota, as matérias que possui mais dificuldade e separe bem o tempo para cada uma delas.


Exemplo: segundo pesquisa do portal Universia, entre os conteúdos da disciplina de Matemática que caíram na prova entre os anos de 1998 e 2011, geometria foi o assunto mais pedido nas questões. Em seguida ficou cálculo simples, seguido de interpretação, porcentagem, probabilidade e equações e problemas, na última posição.


- Estar atualizado e bem informado também é de extrema importância, segundo a especialista. “O Enem faz vínculos entre o que acontece na sociedade e suas perguntas. Portanto, o adolescente precisa saber o que está acontecendo no mundo”, explica Alexsandra.


- É preciso que o estudante leia com frequência para conseguir interpretar o exame. “80% da prova exige boa interpretação do aluno”, alerta a especialista. Segundo ela, o hábito da leitura também ajuda a ter argumentos e bagagem cultural para escrever uma boa redação.


fonte: http://www.band.com.br/noticias/educacao
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 18:12 Comentarios
Leia Mais..

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O BULLYING NAS ESCOLAS, UM VERDADEIRO TRATADO SOBRE O ASSUNTO.





http://www.youtube.com/watch?v=ZFn1jUo6HR8


DIGA NÃO AO BULLYING E SIM A PAZ!
Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 17:20 Comentarios
Leia Mais..

# Compartilhe