About

sexta-feira, 24 de agosto de 2012



Como será feita a correção da redação do Enem 2012???

Passo 1 O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos.

Passo 2 O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas.

Desempate Caso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos.

Passo 3 O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem.

Desempate Caso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada.

Passo 4 Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.





Competências avaliadas no texto

Número 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Número 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Número 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Número 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Número 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.



As razões da nota zero

Razão 1 Não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual".

Razão 2 Deixar a folha de redação em branco.

Razão 3 Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas.

Razão 4 Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação.

Por: CURSINHO CONEXÕES DE SABERES 18:01 Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhe